Metodologia de Elaboração de Bonecos e de Lixeiras
Guia de Elaboração de bonecos com material descartável
Materiais:
01. Tampinhas
plásticas de garrafas de todo tipo.
02. Cordas de
grosso médio resistentes, barbantes.
03. Garrafas
plásticas de iogurte: grandes, medianas e pequenas.
04. Copos
descartáveis de iogurte.
05. Bolas de
frascos de desodorante Roll-on.
06. Bolas de
joguinhos pequenas e medianas que simulem uma cabeça de boneco.
07. Cola quente.
Procedimento:
01. Reunir 40
tampinhas de diferentes cores, preferentemente. Lavar cuidadosamente.
Exemplo: 10 tampinhas de cor
vermelha, 10 amarelas, 10 azuis, 10 brancas.
Observação: Se podem escolher as
cores à vontade, o exemplo anterior é apenas uma sugestão.
02. Furar com um
furador ou mesmo com outro material cortante as tampinhas no meio.
03. Preparar 4
pedaços de barbantes de 10 a 20 cm de cumprimento. Reunir 10 tampinhas e passar
um barbante, simulando um dos braços do boneco. Fazer semelhante ação para o
resto das tampinhas.
04. Fazer um
furo no fundo da garrafa de iogurte simuladora do corpo do boneco, assim como o
fundo do copo de iogurte descartado.
05. Fazer dois
(2) furos no lateral superior da garrafa de iogurte e dois (2) no lateral
inferior.
05. Desenhar o
copo de iogurte simulador da cabeça do boneco.
06. Passar um
barbante atravessando o boneco desde o fundo da garrafa - simuladora do corpo
do boneco – até o copo de iogurte descartável – simulador da cabeça. Fixar a
cabeça ao corpo principal do boneco.
07. Fixar os
grupos de tampinhas com os barbantes - simuladores dos braços e das pernas do
boneco nas partes superior e inferior lateral da garrafa de iogurte –
simuladora do corpo principal do boneco.
08. Depois de
fixar as diferentes partes do boneco, se recomenda vestir ao boneco com
material descartável - roupa de qualquer tipo e tamanho.
09. Rotular o
nome que daria ao boneco.
10. Fazer uma
carta aberta dirigida à pessoa que receberá o produto transformado.
Conteúdo da
carta aberta: meio ambiente, amor à natureza, apelo ao desmatamento, pedido de
redução do consumismo, chamado conscientizador de preservação dos solos, dos
mananciais, rios e mares, etc.
Guia metodológica de elaboração de
lixeiras:
Para elaborar uma
guia mais completa de elaboração recomenda-se fazer uma pesquisa prévia, devido
à ampla diversidade de lixeiras existentes.
Atividades alternativas:
Elaboração de
lixeiras com material reutilizável: plásticos, madeira, papelão, etc.
Debates
01. Debates
guiados por textos, filmes ou documentação específica.
02. Debates em
grupos de quatro alunos em sala de aula, das turmas envolvidas.
Ditos debates
serão realizados através de vídeos, textos de livros didáticos e
complementares, ou extraídos da Internet.
03. Investigação
de como é feito o trabalho dos catadores de lixo, por exemplo, de papelão, na
cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Outras atividades
01. Preparação de embalagens reutilizadas e rotuladas por etiquetas indicando
seus conteúdos.
Estes
recipientes (plásticos) estarão disponibilizados em diferentes pontos da
Escola: entrada principal, laterais e no pátio, sendo os locais de maior
trânsito dos alunos.
A reciclagem
deve ser facilitada pelo uso de latas de lixo diferentes para diferentes
materiais recicláveis, evitando-se que eles fiquem sujos ou contaminados.
02. Elaboração da Guia de Reutilização de Produtos do Cotidiano Individual
com o objetivo de conscientizar ao aluno sobre a utilização de recursos.
Alguns símbolos universais relacionados à reciclagem, utilizados em diversas embalagens. Para indicar diferentes tipos de plásticos, usam-se números que variam de 1 a 7.
Figura 1-
Símbolos relacionados à reciclagem.
A reciclagem
permite a transformação de materiais como papel, vidro, latas, plásticos e
embalagens diversas em novos objetos. Esse procedimento, além de diminuir o
acúmulo de lixo e ajudar na preservação das fontes naturais, é extremamente
vantajoso em termos econômicos, já que em vários casos é mais barato reciclar do
que produzir utilizando matérias-primas novas.
Os sacos
plásticos usados nos supermercados para acondicionar as compras podem ser
empregados para descarte do lixo doméstico.
As embalagens
vazias de produtos como margarina, palmito ou azeitonas servem para
acondicionar alimentos e guardá-los na geladeira. Garrafas vazias de
refrigerantes podem ser usadas para acondicionar água ou sucos.
Multidisciplinaridade
A Reciclagem &
Reutilização abrange todas as disciplinas do conhecimento, pois para cada
atividade precisa-se de recursos materiais, humanos e espirituais para levar a
execução. A aplicação das ações do projeto, porém, fica a critério de cada
professor da matéria em questão.
Química
01. Elaboração de
bonecos - palhaços com tampinhas, frascos pequenos, medianos e grandes de
iogurte plásticos, barbantes, embase de desodorantes.
02. Elaboração de
lixeiras com material descartável/ pequenas, medianas, grandes com desenhos
artísticos.
Artes
01. Trabalhos de criação utilizando
embalagens de produtos ou materiais descartados.
02. Elaboração de
desenhos para bonecos – palhaços, lixeiras, bancos, enfeites.
04. Organização de Oficinas.
Convidar palestrantes de fora.
Cada turma tem um tema a desenvolver. Exemplo: reciclagem de
BH.
Educação
Física
01. Exercícios
físicos como reciclagem da energia do corpo humano, de pouca intensidade. Tempo
de duração inicial e final da aula: 1 minuto máximo em cada aula. Exercícios
aeróbicos, de ioga, de alongamento e relaxamento muscular.
Criação de
equipamentos esportivos através da reutilização de materiais.
Exemplo:
pesos para trabalhos de força.
Utilização de
garrafas PET para o fortalecimento muscular.
Medição de
quantidade de energia com relação a uma atividade física determinada.
Vídeos que mostram
exercícios físicos usando garrafas PET.
Biologia
01. Debate de
vídeos, leituras de textos científicos, atividades práticas em sala de aula ou
em laboratórios.
02. Feira de
ciências - envolvimento de todas as disciplinas.
03. Uso de
metodologias que envolvam os três R: Reciclagem, Reutilização e Redução.
Física
Aprofundar os
conteúdos ensinados em sala de aula, usando diferentes técnicas de
conscientização para reciclagem consciente. Aula prática com material
reutilizado.
Matemática
Elaboração de uma
guia informativa sobre os limites de acumulação de elementos químicos e de
substâncias poluidoras do meio ambiente. As unidades a utilizar de medição são
para quantidades ínfimas que oscilam de 10-12 à 10-3
unidades (gramas, mol, litros).
Fazer uma analise
em porcentagens do teor das substancias poluidoras do meio ambiente.
Português
Produção de textos
científicos sobre Reciclagem e Reutilização de materiais, usando,
opcionalmente, as normas técnicas ABNT.
Elaboração de
cartas abertas sobre o meio ambiente.
Sociologia
Conscientização
sobre educação ambiental.
Filosofia
Uso de textos
sobre crescimento humano relacionado à educação ambiental.
Avaliação
por disciplina
Proposta: 5 pontos por disciplina.
REFERÊNCIA:
USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química. Volume único. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
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