Metodologia de Elaboração de Bonecos e de Lixeiras

Guia de Elaboração de bonecos com material descartável

Materiais:

01. Tampinhas plásticas de garrafas de todo tipo.

02. Cordas de grosso médio resistentes, barbantes.

03. Garrafas plásticas de iogurte: grandes, medianas e pequenas.

04. Copos descartáveis de iogurte.

05. Bolas de frascos de desodorante Roll-on.

06. Bolas de joguinhos pequenas e medianas que simulem uma cabeça de boneco.

07. Cola quente.

Procedimento:

01. Reunir 40 tampinhas de diferentes cores, preferentemente. Lavar cuidadosamente.

      Exemplo: 10 tampinhas de cor vermelha, 10 amarelas, 10 azuis, 10 brancas.

      Observação: Se podem escolher as cores à vontade, o exemplo anterior é apenas uma sugestão.

02. Furar com um furador ou mesmo com outro material cortante as tampinhas no meio.

03. Preparar 4 pedaços de barbantes de 10 a 20 cm de cumprimento. Reunir 10 tampinhas e passar um barbante, simulando um dos braços do boneco. Fazer semelhante ação para o resto das tampinhas.

04. Fazer um furo no fundo da garrafa de iogurte simuladora do corpo do boneco, assim como o fundo do copo de iogurte descartado.

05. Fazer dois (2) furos no lateral superior da garrafa de iogurte e dois (2) no lateral inferior.

05. Desenhar o copo de iogurte simulador da cabeça do boneco.

06. Passar um barbante atravessando o boneco desde o fundo da garrafa - simuladora do corpo do boneco – até o copo de iogurte descartável – simulador da cabeça. Fixar a cabeça ao corpo principal do boneco.

07. Fixar os grupos de tampinhas com os barbantes - simuladores dos braços e das pernas do boneco nas partes superior e inferior lateral da garrafa de iogurte – simuladora do corpo principal do boneco.

08. Depois de fixar as diferentes partes do boneco, se recomenda vestir ao boneco com material descartável - roupa de qualquer tipo e tamanho.

09. Rotular o nome que daria ao boneco.

10. Fazer uma carta aberta dirigida à pessoa que receberá o produto transformado.

Conteúdo da carta aberta: meio ambiente, amor à natureza, apelo ao desmatamento, pedido de redução do consumismo, chamado conscientizador de preservação dos solos, dos mananciais, rios e mares, etc.

Guia metodológica de elaboração de lixeiras:

Para elaborar uma guia mais completa de elaboração recomenda-se fazer uma pesquisa prévia, devido à ampla diversidade de lixeiras existentes.

Atividades alternativas:

Elaboração de lixeiras com material reutilizável: plásticos, madeira, papelão, etc.

Debates

01. Debates guiados por textos, filmes ou documentação específica.

02. Debates em grupos de quatro alunos em sala de aula, das turmas envolvidas.

Ditos debates serão realizados através de vídeos, textos de livros didáticos e complementares, ou extraídos da Internet.    

03. Investigação de como é feito o trabalho dos catadores de lixo, por exemplo, de papelão, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Outras atividades

01. Preparação de embalagens reutilizadas e rotuladas por etiquetas indicando seus conteúdos.

Estes recipientes (plásticos) estarão disponibilizados em diferentes pontos da Escola: entrada principal, laterais e no pátio, sendo os locais de maior trânsito dos alunos.

A reciclagem deve ser facilitada pelo uso de latas de lixo diferentes para diferentes materiais recicláveis, evitando-se que eles fiquem sujos ou contaminados.

02. Elaboração da Guia de Reutilização de Produtos do Cotidiano Individual com o objetivo de conscientizar ao aluno sobre a utilização de recursos.

Alguns símbolos universais relacionados à reciclagem, utilizados em diversas embalagens. Para indicar diferentes tipos de plásticos, usam-se números que variam de 1 a 7.


Papel Reciclável

Papel Reciclado

Plástico Reciclável

Aço

  

Vidro Reciclável

Alumínio Reciclável

       Figura 1- Símbolos relacionados à reciclagem. Figura 1 - Símbolos relacionados à reciclagem. Fonte: USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química. Volume único. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

A reciclagem permite a transformação de materiais como papel, vidro, latas, plásticos e embalagens diversas em novos objetos. Esse procedimento, além de diminuir o acúmulo de lixo e ajudar na preservação das fontes naturais, é extremamente vantajoso em termos econômicos, já que em vários casos é mais barato reciclar do que produzir utilizando matérias-primas novas.

Os sacos plásticos usados nos supermercados para acondicionar as compras podem ser empregados para descarte do lixo doméstico.

As embalagens vazias de produtos como margarina, palmito ou azeitonas servem para acondicionar alimentos e guardá-los na geladeira. Garrafas vazias de refrigerantes podem ser usadas para acondicionar água ou sucos.

Multidisciplinaridade

A Reciclagem & Reutilização abrange todas as disciplinas do conhecimento, pois para cada atividade precisa-se de recursos materiais, humanos e espirituais para levar a execução. A aplicação das ações do projeto, porém, fica a critério de cada professor da matéria em questão.

Química

01. Elaboração de bonecos - palhaços com tampinhas, frascos pequenos, medianos e grandes de iogurte plásticos, barbantes, embase de desodorantes.

02. Elaboração de lixeiras com material descartável/ pequenas, medianas, grandes com desenhos artísticos.

Artes

01. Trabalhos de criação utilizando embalagens de produtos ou materiais descartados.

02. Elaboração de desenhos para bonecos – palhaços, lixeiras, bancos, enfeites.

04. Organização de Oficinas.

Convidar palestrantes de fora.

Cada turma tem um tema a desenvolver. Exemplo: reciclagem de BH.

Educação Física

01. Exercícios físicos como reciclagem da energia do corpo humano, de pouca intensidade. Tempo de duração inicial e final da aula: 1 minuto máximo em cada aula. Exercícios aeróbicos, de ioga, de alongamento e relaxamento muscular.

Criação de equipamentos esportivos através da reutilização de materiais.

Exemplo: pesos para trabalhos de força.

Utilização de garrafas PET para o fortalecimento muscular.

Medição de quantidade de energia com relação a uma atividade física determinada.

Vídeos que mostram exercícios físicos usando garrafas PET.

Biologia

01. Debate de vídeos, leituras de textos científicos, atividades práticas em sala de aula ou em laboratórios.

02. Feira de ciências - envolvimento de todas as disciplinas.

03. Uso de metodologias que envolvam os três R: Reciclagem, Reutilização e Redução.

Física

Aprofundar os conteúdos ensinados em sala de aula, usando diferentes técnicas de conscientização para reciclagem consciente. Aula prática com material reutilizado.

Matemática

Elaboração de uma guia informativa sobre os limites de acumulação de elementos químicos e de substâncias poluidoras do meio ambiente. As unidades a utilizar de medição são para quantidades ínfimas que oscilam de 10-12 à 10-3 unidades (gramas, mol, litros).

Fazer uma analise em porcentagens do teor das substancias poluidoras do meio ambiente.

Português

Produção de textos científicos sobre Reciclagem e Reutilização de materiais, usando, opcionalmente, as normas técnicas ABNT.

Elaboração de cartas abertas sobre o meio ambiente.

Sociologia

Conscientização sobre educação ambiental.

Filosofia

Uso de textos sobre crescimento humano relacionado à educação ambiental.

Avaliação por disciplina

Proposta: 5 pontos por disciplina.

REFERÊNCIA:

USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química. Volume único. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007.



 

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